quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Familia Polaroid aumentou....


O encanto pelo registo de momentos, sob a forma de imagem, acompanha-me há anos e rivaliza com o encanto se não mesmo paixão pela máquina em si. Aliás, costumo dizer que não sei de que gosto mais, se de fotografar, se de mexer na máquina. Às vezes é a mesma coisa :D
Pois bem, depois de uma disputa quase renhida (é o que dá leilões a terminarem de madrugada) consegui vencer o leilão de mais uma máquina, às vezes penso que se não fosse o miau, não teria um terço das quase duas dezenas de máquinas que se encontram cá em casa. Desta vez para além do preço, 5.75€ a vantagem do vendedor ser cá de Braga, permitiu levantar em mão e poupar ainda mais os portes ou seja o negócio ficou mesmo pelo valor do leilão.
Claro está que uma máquina destas apresenta as marcas do tempo, dos anos ao serviço e mais ainda dos anos parada, afinal é uma máquina que foi fabricada entre 1971 e 1977 (pelo que consegui descobrir na Internet).
Tirando algumas carradas de pó, a falta de uns parafusos e uma mola partida a máquina estava à chegada em razoável estado. Depois de limpa e novamente limpa e depois de colocar as molas no sitio e substituir os parafusos, faltava apenas olear a máquina para ficar impecável e assim ficou!
Este modelo Polaroid Miniportrait 402, foi um dos mais utilizados pelas casas de fotografia para "fotografias tipo pass", pois permite tirar 4 fotografias iguais, com as dimensões utilizadas em documentos e assim. O funcionamento é um pouco como as máquinas lomo, modelo Action Sampler , a máquina possui 4 lentes, com 4 obturadores independentes. Deve ser giro tapar alternadamente diferentes lentes, o efeito deve ser giro, tenho que experimentar.
Bom e com esta aquisição, a família polaroid cá de casa aumentou, continuando a faltar a mítica Polaroid SX-70, mas não está esquecida :-)
Apenas acrescento que ao contrário das outras 4 que já tinha, que se tratavam de máquinas de facto portáteis e bastante leves, esta mais recente, é um modelo tipicamente de estúdio, aliás a "sapata" p/ tripé é enorme, a máquina é bastante pesada e inclusive pouco pratica de manusear sem apoio de um tripé. É um verdadeiro "canhão", como se pode ver até pelo punho que possui.
É no entanto uma máquina engraçada, em relativo bom estado, perfeitamente funcional, em todas as aberturas e velocidades de diafragmas e que possui também por isso um interesse elevado. Não sei se será fácil encontrar rolo especifico para esta máquina e certamente será caro, mas já me lembrei de experimentar directamente com papel de fotografia a servir de negativo directo... mas serão "brincadeiras" a fazer noutra altura.

3 comentários:

Unknown disse...

Muito, mas mesmo muito à frente essa tua máquina! Aliás todas elas. Admiro-te o gosto pelas máquinas e o jeito para as fotografias, às vezes até mesmo a falta de jeito te admiro, sim, porque nem tudo são rosas... e eu tenho provas!

Beijinho

CPA disse...

g'anda máquina!!
ter um leilão a acabar entre as 2h e as 7h é o mesmo que vendê-la a ti!

Zé Carlos disse...

Eh pah, isso de teres provas, deixa-me um pouco desconfortável...
Eu aqui no blog só ponho as mais bonititas, dou uma boa imagem (tento pelo menos) :-)
Agora se tens provas... fico meio entalado ;-)

A falta de jeito, de facto acompanha-me em muitas coisas, mas ate me dá um ar cool, descontraído :D

Bjo grd


Boss, é uma falha enooooooorme não ter na lista de blogs, o famoso incana, vou resolver isso assim que possa.
A verdade é que ja tive leilões que se prolongaram por vários minutos, porque havia sp alguém a cobrir a oferta e isto às 5 da manha. Nem tudo são rosas :D
Negocio negocio foi o teu AX isso sim :D

Abraço