sexta-feira, 21 de setembro de 2012

"Aquele" meu lugar especial... - Agosto-2012 (Samsung Marvel)

Há lugares que são "nossos", que os sentimos como nossos, mesmo que partilhados por dezenas ou centenas de outras pessoas...
Lugares que nos lembram alguém, que nos fazem sentir bem, que nos recordam bons ou até maus momentos ou simplesmente locais onde nos sentimos especiais...
Este é o acesso a um dos meus locais preferidos, uma praia semi-selvagem, quase sempre semi-deserta, de acesso pouco conhecido e cheia de particularidades, tais como o facto de só em determinadas condições se conseguir "fazer praia", particularidade que tem ajudado a conservar a beleza e o encanto do local.
Costumo dizer que só com paciência e insistência é que se fica a gostar deste local, pois com a mudança diária das marés, nunca se sabe muito bem como se encontra o areal ou como estará no dia seguinte... 

Esta é uma das minhas praias, nela já me ri como um perdido, chorei como um desalmado, já aqui cheguei sentindo-me o maior farrapo do mundo e sai como se fosse a melhor das camisas, impecavelmente vincada. Já passei aqui mais tempo, sozinho e acompanhado, do que em muitas casas de amigos ou familiares, aqui sentado nas pedras ou no banco improvisado, já aqui li livros inteiros de rajada, já escrevi cartas e desabafos de páginas e páginas. Aqui, fui quase sempre feliz e continuo a sê-lo, a cada regresso.

Não descobri este local, foi-me apresentado. Trouxeram-me aqui porque sabiam que ia gostar, alguém que me conhecia e continua a conhecer tão bem, que soube desde o inicio que ficaria encantado e rendido pela simplicidade do lugar, não há parque de estacionamento, não há barracas para alugar, não há concessões ou bares na areia, não há bolas a saltar ou futeboladas na areia molhada que terminam com insultos ou protestos, aqui não há barulho...

Mesmo no Inverno, quando as ondas invadem os passadiços e os destroem em fúria, este local acalma, acalma-me pelo menos, o som da água a escapar pelas rochas, as rochas a rebolarem na água ou o vento nas dunas, não assustam, antes embalam e sossegam.

Esta é uma das minhas praias... mas tenho outras! sou um gajo de sorte ;-)





Sem comentários: