sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O Natal e o consumismo...

Ontem presenciei duas situações que me deixaram a pensar no verdadeiro espírito de Natal e no que significa para certas pessoas.
Num dos espaços comerciais cá de Braga, onde habitualmente os artigos são vendidos a um preço mais baixo, simplesmente porque são excedentes de colecções, artigos que estiveram em exposição ou simplesmente como forma de escoar o artigos, observei um adolescente a pedir à mãe uma peça de roupa, uma simples camisa que não custava mais de 5€. Demorei-me na zona dos livros e fui-me apercebendo do pedido e insistência do jovem. Finalmente a mãe concordou e lembro-me bem da expressão do miúdo ao abraçar a mãe e dizer-lhe : -assim, já fica como prenda de Natal, tá bem?
Algo aparentemente normal, peças de roupa como prenda de natal, é algo tido quase como obrigatório e dado como certo por quase todos nós, mas a expressão da cara do miúdo, fez-me perceber que se calhar algo tão banal e aparentemente acessível a tanta gente, significa um esforço e uma ginástica financeira significativa, para aquela mãe/família!
Poucas horas depois, num outro espaço comercial, mais concretamente na fnac, enquanto via as revistas e aguardava a chegada de uma amiga para um café, deparo-me com nova situação de adolescentes às compras de Natal com os pais. Um jovem, não sei dizer ao certo que idade poderia ter, mas possivelmente andaria pelos 15-16 anos, mas com as "ripas" do cabelo à frente dos olhos, com o gorro enfiado na cabeça, a camisolona 2 números acima e as calças a escorregarem-lhe pelas pernas, é-me difícil dizer se teria mais de 16 anos...
Mas este miúdo "exigia" ao pai um determinado computador, enquanto o pai e o vendedor tentavam explicar-lhe que outro, já de si a valer de quase 500€, seria uma excelente compra e que seria uma excelente oportunidade. Ao que o "garoto" respondeu: - Esse não quero! Esse é igual ao da stôra de Português, não quero ser gozado por ter um portátil igual ao da gaja... Quero este e mais nada, já te disse...! 
Dito isto, vira costas e segue para a zona das consolas!
Tal como eu, muita mais gente se apercebeu da situação, uns sorriram, outros abanaram a cabeça, mas penso que fomos mais aqueles que olharam para tudo isto com uma certa tristeza. Enquanto seguia para a parte do café, no interior da loja, cruzei-me com o funcionário e com o pai do miúdo que se dirigiam para uma sala da loja, onde se discutem as questões financeiras. O pai e penso que seria a mãe deste miúdo falavam entre si e com o funcionário da loja e diziam: - Se ele quer este, levamos este! Ou ainda acontece como com o telemóvel que o perdeu, porque não gostava dele... Com o crédito podemos pagar em quanto tempo?
Pareceu-me ver na expressão do funcionário, uma certa tristeza, um certo ar de quem vende a alma ao diabo, pois sendo efectivamente o seu trabalho, não deixa de ser caricato, assistir a situações destas...

E é assim, dei por mim a pensar nisto tudo, se no primeiro caso me apeteceu oferecer-lhe eu próprio a camisa e até uma camisola ou casaco, a este segundo apeteceu-me dar-lhe dois pares de estalos e ainda guardar um par deles para os pais! A verdade é que há muita falta de modos, de educação, de responsabilidades e casos como estes são a prova de que a nossa sociedade é extremamente heterogénea e de que há tanta coisa errada na nossa sociedade!

O Natal não deveria ser isto!!!

4 comentários:

Rachelet disse...

São pais como esses que, provavelmente para compensarem o seu sentimento de culpa por não estarem tão presentes como deveriam, estão a criar uma geração de futuros adultos narcisistas e egoístas.

Devia ser obrigatório um programa escolar em que os filhos de pessoas com rendimentos superiores a X tivessem de passar um mês das férias grandes a ajudar em instituições de apoio como o Banco Alimentar, a Cáritas ou a sopa dos pobres. Talvez assim aprendessem a dar valor ao que não cai do céu (pelo menos, não para todos).

Zé Carlos disse...

Pois, muitas das vezes já nem sei se é uma questão de "compensar" se é algo pior: mostrar aos outros que podem dar...afinal cada vez mais vivemos numa sociedade de aparências!
Felizmente nem todos os miúdos/pais são assim, mas nesta altura parece que o lado "pior" de alguns se revela ainda mais e dai ser mais frequente assistir a estes casos.

Unknown disse...

Somos quem nos ensinaram a ser...
boa SEMANA!

thiet ke nha dep disse...

hello



thiet ke nha
thiet ke nha dep
nha xinh
cong ty nha xinh
nha dep
biet thu dep
nha pho dep
noi that dep
duong vat gia da nang
duong vat gia hit tuong