quinta-feira, 4 de junho de 2009

Na minha varanda o meu jardim...

(Alfazema - Junho.09)


Esta altura do ano é das minhas preferidas, na varanda as flores da alfazema estão finalmente abertas e o perfume invade a casa seja pela porta da cozinha, seja pela do quarto. Aliás, é pela porta da varanda para o quarto que mais noto o perfume fresco e calmante da alfazema.
Na altura que mudei de casa, procurei ( e continuo) colocar um pouco de mim, do que sou, do que gosto e muito das pessoas que mais importantes são e foram para mim, em tudo o que podia, cada objecto ou cada planta, possuem um significado, fazem-me pensar um pouco mais e até talvez mais vezes nesta ou naquela pessoa e o vaso de alfazema não foge à regra. Quando me mudei estava no final do Verão, era inicio de Setembro e conhecendo o calor de Braga e pensando na orientação da varanda, achei melhor não trazer logo os vasos que queria. Esperei pelo Outono desse ano e para além da Tília (1), (2) trouxe a alfazema e desde então todos os anos é a mesma surpresa, o mesmo "jardim" (3),(4).
E prolongo o encanto, secando as flores, colocando-as depois em pequenos sacos espalhados pelas gavetas que troco todos os anos. E mesmo assim, alguma dessa semente e flor que durante meses me perfuma as gavetas, é misturada com sal grosso e essência e transforma certos banhos, em verdadeiros mimos ao corpo e à alma.

Informação sobre a Alfazema

Por falar em jardins, aqui fica uma sugestão, é algo que não vou perder e que à semelhança de anos anteriores é um local a ser visitado várias vezes durante o evento.

1 comentário:

Ana disse...

também adoro o cheiro da lavanda. quanto aos girassois, como tenho terreno estou a pensar espalhar umas sementes depois de se lavrar a terra.
beijos