quinta-feira, 30 de junho de 2011

(Jantar de dia 29.06 - CanonG9)

Não gosto de comer e não conheço mais ninguém que se canse a comer, que se sinta cansado de mastigar a meio do arroz de frango, das batatas fritas do Macdonalds ou logo no inicio da sopa. 
Na maioria das vezes as refeições são sinónimo obrigação, algo a que me obrigo porque sei que as tenho que fazer. E confesso que em muitas das vezes, acabo até por saltar pratos e fico-me por meia refeição. Não que tenha assim tanta falta de tempo ou até algum distúrbio alimentar, felizmente não é nada disso, simplesmente: raramente tenho fome, muito mais raro ainda sinto vontade de comer este ou aquele prato e de me empanturrar com alguma coisa então... nem me lembro de isso acontecer.
Mas gosto de comida, gosto de preparar, de fazer adaptações a receitas que descubro, de experimentar pratos e acima de tudo de ter gente à mesa, de cozinhar para alguém! Não que seja um especialista, não é por ai, mas é como o meu pai diz : "As refeições devem ser sempre um acto social e deve haver sempre tempo e vontade para a conversa...", escusado será dizer que o meu pai também não é grande amante da comida e que é quase sempre o último a terminar, tal é o seu vagar e capacidade de puxar assuntos e estender a conversa.
Gosto dos jantares tardios, dos encontros de amigos, das conversas entre pratos, das sobremesas e do vinho entre sorrisos e olhares bem dispostos, gosto dos encontros, dos "ajuntamentos", nem tanto da comida, pois essa é a menos importante. 
Gosto de ir às compras, de passar pelo talho, de olhar para o peixe, de tocar nos legumes, de perguntar o nome das ervas aromáticas e qual a utilização, imagino pratos e recordo receitas a experimentar, pego nos vinhos e associo a pratos, a comidas e mais... a pessoas! Não sei se alguém mais faz isso, mas por norma mesmo não perguntando e não tendo bem a certeza se é assim ou não, tenho uma lista de pratos, de comidas preferidas associados à maioria dos amigos mais próximos, gosto de pensar que os conheço bem, que os conheço a esse ponto de saber acertar na refeição que lhes agrada... E não estou a pensar em piza, sim porque piza é piza, toda a gente gosta, sendo melhor ou pior, piza é sempre boa, com mais ou menos ingredientes ou até fria de estar no frigorífico, não conheço ninguém que resista a uma dentada.

Não sei se de facto somos aquilo que comemos, se assim for...não sou grande coisa: como pouco!

2 comentários:

Sofia disse...

Bolas, quem me dera não gostar de comer :P então e diz-me lá, por onde é que começa uma pessoa que recentemente se interessou por fotografia? Que tipo de máquina compra para não ir gastar dinheiro à parva sem saber bem no quê (e quando só tem uma pequena nikon digital que mal lhe serve os propósitos)? Que coisas lê para ficar a perceber um bocadinho da poda? dicas agradecidas desde já :)

Zé Carlos disse...

Ola sofia, respondi-te por email... escrevi muito lol não dava para colocar aqui :D

Se não viste, diz-me coisas, re-envio ou escrevo novo ok? bom fim de semana.