quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

(da minha janela - Janeiro 2012 - Canon G9)


“Não te acostumes com o que não te faz feliz, revolta-te quando julgares necessário. Alaga o teu coração de esperanças, mas não deixes que ele se afogue nelas.”
Fernando Pessoa - aqui

____________________

Há já vários anos atrás, numa tarde dedicada à fotografia e ao passeio, encontrei uma velhota numa rua dessa pequena vila onde estava e sem eu perceber como, nem qual a razão, como resposta ao meu: "olá, boa tarde...", disse-me: "jamais poderás ser feliz, jamais serás feliz enquanto não deixares que gostem de ti... e ainda antes de tudo isso, tens que começar a gostar de ti, tens que gostar mais de ti!"
Não me recordo se fui eu que me afastei, se foi a velhota que me virou costas, mas devo ter sido eu a fugir, pois lembro-me de olhar à volta, não ver mais ninguém e sentir necessidade de sair...

Ainda hoje, vários anos depois, consigo recordar a velhota, a roupa escura que trazia, os olhos verdes claros, o cabelo apanhado sob um lenço, a saca de pano que tinha na mão, as rugas carregadas e os chinelos de quarto que calçava. Mas a voz, o tom da voz e as palavras que me disse e a forma como o disse, julgo que jamais esquecerei. 
Na altura assustei-me, nesse dia senti algo que poucas vezes voltei a sentir e que não me lembro de ter sentido antes, talvez medo, insegurança, não sei explicar...
Já voltei mais vezes à vila, já passei diversas vezes naquelas ruelas, procurei saber quem seria, se seria habitual alguém interpelar as pessoas... não sei bem o que procurava, mas nunca consegui saber nada. 
Já me ri diversas vezes disto tudo, aliás conto esta história com gozo, mas o certo é que foram palavras que nunca esqueci, talvez porque no fundo, soube e senti que a senhora teria razão e sentir uma estranha descrever-me tão bem e de uma forma tão crua e sem falsos rodeios, assustou-me, acho mesmo que foi isso que mais me assustou na altura e razão pela qual todos os inícios de Fevereiro me lembro da história.

2 comentários:

Ana disse...

a história até arrepia...
obrigada pelos conselhos aqui para a horta:)e vou fazer isso do algodão com as sementes da lavanda.
beijinhos

Zé Carlos disse...

Olá Ana, mas ainda hoje sempre que vou ou penso em Ponte de Lima, me lembro de tudo :-)

Experimenta então tentar germinar primeiro no algodão, resulta melhor acho eu. Podes também comprar uns vasos já com as flores plantadas, comprei um este ano, 2,50€ vinha com 3 pés, transplantei para um vaso maior e penso que até poderão já este ano dar flor :-)
bjinho