quinta-feira, 23 de abril de 2009



Nos jornais (e não só nos desportivos), hoje foram noticia de capa, as agressões de "Pepe", agora jogador do Real Madrid, a "Casquero", jogador do Getafe. Vem ainda em vários jornais e foi inclusive "exclusivo" no telejornal uma entrevista com o "Pepe" em que ele afirma ter pedido desculpa e ter enviado até uma "sms" ao agredido...
O vídeo ou as fotografias, não deixam muitas dúvidas e não se coloca sequer a hipótese de lhe ter "acertado" por falta de pontaria ou por azar -porque a "ideia" era chutar no ar, como defende o treinador do Real Madrid.
Sinceramente é impossível conseguir perceber o que passa na cabeça de alguém que faz uma coisa assim, que demonstra um comportamento destes e uma total perda de auto-controlo e capaz de uma violência destas. Será certamente bem castigado e o próprio, já admitiu estar preparado para a dureza de um castigo que venha a sofrer e que se espera que seja exemplar! Mas o que acho ainda mais caricato é o papel de "vitima" que o Pepe parece querer desempenhar agora, quando diz que não percebe o que se passou, quando diz que "não era ele" ou quando afirma que "não tem mais vontade de jogar futebol..."
Nos últimos tempos, tenho-me distanciado do futebol, principalmente pelos maus resultados do Glorioso, afinal já parecemos o Sporting de há uns anos, copiamos as frases e tudo :" É desta!" Ou "Este ano é que é! " e acabamos afastados do titulo, da taça e de outras coisas, por alturas do Natal ou Carnaval ou seja, sempre demasiado cedo. Mas também, tenho deixado de ver e de me interessar por futebol, pelas constantes noticias que nos chegam: o valor das transferências, dos ordenados, as birras dos jogadores, que pagos a peso de ouro, refilam porque jogam na esquerda e querem jogar no meio, as "falcatruas" com árbitros e jogadores comprados pelo clube x, apenas para não jogarem pelo y, a violência das claques, a estupidez das mesmas com canticos racistas ou que apelam à violência gratuita, as destruições das áreas de serviço ou as noticias de clubes, em que os jogadores estão com salários em atraso de meses e meses...enfim tudo isso faz com que o chamado "desporto Rei" vá perdendo adeptos!
Mas voltando ao "Pepe", hoje durante o dia imaginei o que seria de alguém (um trabalhador normal) que por ter acordado mal disposto, por ter dormido mal ou apenas porque se lembrou assim de repente de desatar à chapada ou à paulada ao colega do lado, apenas porque ele espirrou mais alto que o normal, deixou a porta meia aberta, não correu os estores, tirou mal as fotocópias, perdeu os clip's amarelos e substituiu por cor de rosa, etc, mas que mais tarde num rasgo de consciência, se lembra de pedir desculpa (via sms, claro está ou por email) ao ofendido e com esse gesto, espera resolver a situação...
Certamente seria despedido na hora e alvo de um processo crime, imagino eu que seria algo suficientemente grave para ser chamada a policia ou pelo menos para ser apresentada uma queixa.
Há instantes no café, ouvi um comentário de alguém (muito sábio, ou não!) que desculpava o Pepe, dizendo que "não é nenhum criminoso, é um jogador "Português", da Selecção e que só por isso merece toda a compreensão...", simplesmente deixei de querer ouvir o resto, não consigo perceber como se tenta desculpar algo assim tão grave. Concordo que não se deva "crucificar" o Pepe, mas também não é uma situação em que se passe a mão pela cabeça e se diga : Vá, vai para casa e para a próxima tem mais juízo!
Os jogadores de futebol, principalmente os dos grandes clubes estão habituados a serem demasiado bem tratados, quase como Reis, idolatrados por milhões e acima de tudo serem desculpados ou despenalizados com grande facilidade, é fácil lembrar o que tem acontecido às multas por excesso de álcool ou de velocidade, quase sempre perdoadas ou substituídas por meia dúzia de minutos de sessão de autógrafos, como se isso fosse castigo ou verdadeiro serviço comunitário.
Qualquer forma de violência, deve ser condenada, ainda mais quando acontece assim, em jogos de futebol, em equipas de primeira linha, em ligas e divisões, tidas como as melhores do mundo e com jogadores com ordenados e transferências estupidamente elevadas e incrivelmente supra-valorizadas.
Acho que de tudo isto, há inúmeras lições a tirar e um delas é a imprevisibilidade das pessoas, de um momento para o outro, algo pode acontecer e as pessoas tornam-se capazes de coisas incríveis e normalmente incrivelmente estúpidas....

Sem comentários: