terça-feira, 14 de julho de 2009

Mais uma polaroid...

"Família polaroid" - 7.09 (clicar para ampliar)

Hoje no regresso dos correios trouxe mais uma polaroid, uma polaroid 600, modelo extreme. Vinha ainda com a caixa e instruções originais e acredito que não tenha sido utilizada mais do que uma ou duas vezes e mesmo assim, tenho duvidas, tal é o estado em que se apresenta. Agora em casa reparei que começam a ser algumas polaroids, inclusive começam a estar repetidas, como os modelos 1000, mesmo que versão europeia e versão americana, a máquina é a mesma e mesmo assim tenho um dos modelos repetidos. As próprias 600, são já 3, quase iguais, mudam apenas a cor, uns pequenos detalhes, mas no fundo a máquina é a mesma.
Acho que por agora, chega de polaroids, a menos que as encontre como todas estas a preços "simpáticos" e completamente distantes dos que certos sites anunciam. Por exemplo aqui, anunciavam o kit Polaroid 1000, a 120€!!! E no mesmo site, uma máquina semelhante à minha "mini-portrait", uma Polaroid 4 Shot apresenta-se com um preço de quase 145€!!!
Eu sei que "oferecem" películas e que são filmes quase impossiveis de encontrar e os que existem são vendidos a peso de ouro, mas ao valor de cada kit, é ainda necessário acrescentar portes, mais 15-20€!
Atendendo a que dei cerca de 30€ pela mini-portrait e cada uma das outras não ultrapassou os 15€, pronto os 20€ já com os portes, acho que ando a fazer bons negócios.
Desde sempre que tive um encanto pelo modelo sx-70 da polaroid e é o único modelo que procuro de verdade, todos os outros tenho encontrado por acaso. Talvez a próxima polaroid seja um modelo sx-70, na europa são bastante caros e algo raros, mas nos estados unidos são bastante comuns e relativamente bem mais baratos, o valor a pagar na alfandega é que me tem feito esperar, mas um destes dias, perco a cabeça :D
São já 9 as polaroids espalhadas pelas estantes, todas a funcionar, aliás como todas as outras máquinas que tenho por casa.
Tal como as máquinas analógicas, estas instantâneas, mesmo que não as utilize com frequência, são únicas, são antigas, algumas verdadeiros clássicos com mais de 30 anos. É engraçado imaginar que historias poderiam contar, se falassem, que imagens registaram, que momentos eternizaram. Por isso, se tiverem máquinas antigas, "velhas", estragadas ou não, não as deitem fora, nem as escondam numa gaveta ou armário, exponham-nas, coloquem-nas à vista de todos, ninguém resiste a uma máquina e aquele "ponto" da casa, vai ter certamente um encanto maior.

5 comentários:

Unknown disse...

Eu tenho uma polaroid igual essa sua prata da quarta foto. Faz muito tempo q ganhei e nem lembro mais como usar. Lembrei dela esses dias e tentei usar mas não consegui colocar o filme. Pode me ajudar?

Zé Carlos disse...

Ola Natália, antes de mais volta ao blog sempre que quiseres :-)

Quanto à polaroid, falas da Joycam? Penso que já nao ha filmes para este modelo, ha alguns novos para as polaroid 600 e as sx-70, mas para a joycam desconheço.

o filme é diferente dos outros modelos, é mais pequeno, mas seguindo as instruções da maquina, abrindo a tampa deve aparecer um conjunto de imagens, deve ser facil de colocar o rolo. Mas tens rolo para a máquina?

Boa sorte entao e bons registos!

Unknown disse...

O rolo eu tenho, vieram dois com a máquina e um eu nunca abri. Mas nas imagens não tem a parte do filme ( ou eu não entendi, rs) e o texto é em japonês.
Mas eu agradeço a atenção. Vou tentando por aqui, uma hora dá certo.
Valeu.

Unknown disse...

Me manda seu email, vou te mandar umas fotos dela e do filme. Quem sabe vc me dê uma luz.

Zé Carlos disse...

Olá, o meu contacto está no perfil, já alterei, basta consultar o perfil e aparece.

Podes procurar aqui:http://www.devicemanuals.com/guide/Digital%20Cameras/Polaroid/Polaroid-JoyCam-%28Multi-Language%29-User-Guide-TlRVeE1qVT.html

tem o manual da tua máquina, talvez consigas colocar o filme, mas diz-me alguma coisa por email, podendo ajudar :-) tento pelo menos.