segunda-feira, 13 de julho de 2009

Smena-4


(Smena-4, Julho 09)

Chegou bem acondicionada, no seu estojo original de couro e trazia ainda o cheiro característico destas máquinas analógicas, um cheiro a óleo, a metal, a máquina...
Sabia que vinha com alguns problemas e por isso tratei de a desmontar ( a parte das fotografias é essencial para depois conseguir montar tudo "mais ou menos" igual), analisei peça a peça e depois de limpar, polir e olear, todas as peças que me achei capaz, voltei a montar, peça por peça, parafuso por parafuso, mola por mola. O resultado final, apesar do sucesso não ser total, é satisfatório, consegui reduzir as limitações e pelo menos para longas exposições (B-mode) a máquina parece funcionar correctamente. A parte das velocidade do diafragma, funciona como um verdadeiro relógio de corda, cheio de molinhas e mais molinhas, rodas dentadas e mais todo um conjunto de pequenos parafusos que consoante o aperto fazem mais ou menos força nas molas e permitem mais ou menos velocidade na obturação... escusado será dizer que nessa parte até tenho medo de tocar, nem tenho chaves de fendas que mo permitam fazer...
Sem manual e sem alguém que me saiba dizer onde posso mexer, não me atrevo a tocar, iria estragar certamente e pior, certamente ficaria sem restauro possivel. Assim, já foi limpa, polida, oleada, identifiquei as falhas e corrigi algumas coisas e estou contente por não terem sobrado peças :D

Especificações :

Produced: 1958-1960
Name: „Смена-4“
Producer: GOMZ
Lens: Triplet-22 4.5/40
Shutter: 1/10, 1/25, 1/50, 1/100, 1/200 + B.


Film Size: 35mm
Image Size: 24x36mm
Dimensions:
height: 7.5cm
width: 12.0cm
depth: 5.7cm
weight: 277gm
Normal lens:T-22 4cm f 4.5
Lens Mount: fixed

mais sobre a máquina: aqui e aqui

A próxima máquina já está escolhida e "encomendada", será uma Fed-2 ou uma zorki-4.
Ficam aqui as imagens das duas :



imagens retiradas deste deste site : http://www.sovietcams.com/

Sem comentários: