segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Balançando por ai...


(Imagem retirada da Internet)

Passado que está o Natal e a poucos dias do final do Ano, é altura de pensar no ano que agora termina.
Em jeito de pequeno balanço, embora sem grande convicção e/ou vontade para ir procurar no blog (no folhas ou mesmo aqui) estive a pensar no que de mais ou menos importante me foi acontecendo ao longo de 2008.
Sem precisar de pensar muito, posso dizer que foi um bom ano. Assim de repente, apenas me lembro de algo verdadeiramente mau, a morte do Tuck, o meu serra da estrela, que morreu de velho, no mês que fazia 13 anos cá em casa.
A nível de saude, da minha e das pessoas mais próximas, foi um ano tranquilo, pequenos sustos, pequenos alertas, pequenas mazelas rapidamente curadas e sempre coisas normais/banais.
Apesar de raramente ir ao cinema, em 2008, vi diversos filmes (a maior parte, dvd's alugados, emprestados ou "sacados" da net e até comprados nos Marroquinos, fui ao teatro (podia ter ido mais vezes, ate porque tinha companhia e convites, mas... às vezes é preciso ter de facto vontade, para conseguir tirar o máximo proveito), ouvi boa e variada musica, descobri interpretes e bandas novas, fui: - pela primeira vez ao Festival de Blues em Viana; - novamente ao de Jazz na praça da Erva; - a Guimarães ao Guimarães Jazz... e com muita pena minha, apenas fui um dia a Vila do Conde, por alturas do Festival de curtas metragens e ainda não foi este ano que vim a Viana aos Encontros de Viana - Cinema e Vídeo e apesar de ter prometido, acabei também por não ir ao Festival Internacional de Marionetas e Cinema de Animação também aqui em Viana.
Ao longo do ano li alguns livros, uns pela primeira vez e outros pela 2ª e até 5ª e muitas mais vezes, desses 23-24 livros que li ao longo do ano, há 3 livros de que me lembro de uma forma especial : -Ensaio sobre a Cegueira, voltar a lê-lo, passados alguns anos, fez-me recuar no tempo e trouxe-me à lembrança pessoas e momentos que não voltam, mas que guardo com o maior dos carinhos; - O Principezinho, pela simplicidade da história, pela beleza da mesma, pela mensagem que retiro a cada nova leitura e também porque se tornou um hábito, de tempos a tempos gosto de o ler e re-ler. Gosto mesmo muito do livro, tenho-o até em duplicado! ; - Nem tudo começa com um beijo, pela curiosidade que tinha em lê-lo, pelo que tinha lido e ouvido falar sobre o livro, pelo titulo - sugestivo ou não, pela história e porque foi emprestado...
Em termos de máquinas, para além das 4 polaroids, comprei também a minha primeira máquina digital, uma Canon G9 e apesar de adorar a máquina e concordar claramente que o digital veio para ficar, continuo a sentir muito mais gozo com as máquinas analogicas e com o "velhinho" preto&branco. Aliás prometi a mim mesmo, voltar a revelar e ampliar lá em casa, mesmo sendo um luxo "caro", é algo que não quero perder.
A nivel de dinheiro, não foi um ano fácil, a crise veio para ficar e a instabilidade de que me queixo tantas vezes, revela-se neste capitulo. Mas apesar de tudo, foi um ano razoavel onde o saldo (mesmo que muito pequeno) foi positivo, consegui colocar no banco, mais do que tirei e só isso já é razão de festa.
Nos amores e desamores, o habitual. Conheci novas pessoas, conheci melhor outras que já conhecia. Vi pessoas sairem da minha vida, sai certamente também da vida de outras pessoas. Fiz amigos, recuperei amigos, vi amizades crescerem. Acho que não fiz inimigos ou me zanguei com alguém, mas... é possivel!
Iludi-me, desiludi-me, apaixonei-me, desapaixonei-me, estive "lá" para algumas pessoas, mas tenho noção de ter iludido e desiludido uma ou outra pessoa, alimentei sonhos e esperanças... mas sem intenção de magoar... às vezes deixo-me levar e sonho acordado e nesses novelos, arrasto sempre alguém que depois acaba magoado. Magoamos quase sempre, quem menos merece...
Outras vezes fui eu a sair magoado, sou orgulhoso e por vezes calo-me, quando deveria falar.
Mas também sou "casmurro", agarro-me a pequenas coisas e pequenos nadas às vezes são verdadeiros alicerces, começos e re-começos e nas minhas ilusões, um sorriso às vezes é um sinal, um carinho é mais do que isso e um simples beijo, deixa-me com dúvidas.
Outras vezes sou eu que me coloco a jeito e sou, talvez, pouco claro e causo eu a confusão. Sei que às vezes sou egoista! Não podiam ser só coisas boas!
Mas dos amigos, os de sempre ou os recentes, não me posso queixar, sou como sou e conheço-os e sei com eles são e no balanço entre ausencias e presenças, o nosso equilibrio
e sempre conseguido.
Em 2008, ficaram sonhos por realizar, viagens por fazer, pessoas e locais por visitar, musicas e concertos por ouvir, beijos por dar, abraços por sentir, coisas por comprar, dormi de mais em alguns dias, dormi de menos em muitos mais, fui feliz, fui infeliz, sorri, andei triste - vivi!
Os anos passam, as marcas começam a fazer-se notar, a piadinha das "boas entradas" começa a ser normal e de facto a "testa" tem crescido, acompanhado as rugas e as marcas do sol. Mas o tempo é incontrolável, tempo é "aquilo que fazemos com ele" e acho que o tenho sabido aproveitar e 2008 foi um bom ano.
Para 2008 ter sido um ano bom, bastava ter falado na minha sobrinha, se não é a mais bonita da Europa é certamente do Mundo :D
2009 será certamente igualmente positivo.
A todos, continuação de Boas Festas e um excelente anos de 2009.

5 comentários:

.• Cat •. disse...

Obrigada! Espero que 2009 venha cheio de coisas boas, com muito amor, saúde e ALEGRIA!!! Vão haver momentos menos bons, mas tenho a certeza que serão compensados por outros momentos melhores! E para aquecer o coração terás sempre o sorriso dos teus sobrinhos :D que não há nada como o sorriso sincero das crianças :D
Beijinhos e Feliz Ano Novo :D

Unknown disse...

Para ti também amigo. Longe da vista mas perto do coração. Sempre pertinho do coração. És paragem obrigatória na memória que trago.
Beijo e que em 2009 nos possamos encontrar mesmo!
Gostava de as nossas crianças se encontrasse, quem sabe não descobrem eles afinidades parecidas com as nossas. O mundo é tão redondo que encontro-te nas pessoas e nos objectos com os quais me vou cruzando.

Beijo e abraço da familía girassol

Unknown disse...

desculpa as gralhas...a pressa....sempre inimiga da perfeição

Zé Carlos disse...

Um beijo enorme, "gémea dos caracóis", quero muito que 2009 seja um ano de re-encontros, não imaginas o quanto, em alguns dias, sinto ainda hoje, a falta das torradas na Tostum e das meias de leite à conversa, dos desabafos, dos mimos, das palavras de apoio, das musicas, das novidades dos livros...
É curiosa a tua frase "encontro-te nas pessoas... com as quais me vou cruzando"... é curiosa pela coicidencia, pelo que se passa comigo tb :D

Bjo enorme e um abraço ainda maior p/ vosso os 3.

Zé Carlos disse...

.*Cat*., a confusão de 2 Catarinas, faz-me escrever desta forma :-)

Um bjinho grd e uma excelente 2009 tb p/ ti. Fica bem!