segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Quase Natal...

Embora nos últimos anos me tenha afastado um pouco da igreja Católica e me tenha tornado aos poucos (e com/por plena consciência) um "descrente" da religião, de padres e doutrinas de uma forma geral, tenho por hábito (talvez como toda a gente) pensar por mim mesmo e aceitar o que acho que devo aceitar e acreditar no que devo acreditar, o mais é fé e quanto a isso não se pode ensinar a ter... é das tais coisas, quem tem : tem, quem não tem...pode vir a ter.
Mas isto tudo para dizer que apesar de cada vez mais a época Natalícia ser uma época de excessos, principalmente a nível das futilidades causadas pela excessiva pressão de se transformar isto tudo numa questão de comercio. É até caricato ir a qq lado e por vezes reparar nas compras que algumas pessoas fazem: perfeitas inutilidades, apenas porque sim, porque se deve comprar ou melhor porque se tem que comprar... enfim, é nestas alturas que me lembro das tardes de sábado em que assistia às catequese e recordo com um certo sorriso de gozo algumas das sábias palavras que ouvi : Perdoai-lhes senhor, que não sabem o que fazem... ou ainda outras ainda mais sábias: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus...
Mas adiante, até porque há cada vez mais gente com o bom senso de ao longo do ano ir distribuindo graças e provocando sorrisos e criando momentos de partilha de afectos e troca de "mimos" em vez de se limitar a esta época e se sujeitar à pressão do dar porque sim!
E eu, pecador me confesso, admito que também me deixo levar um pouco por estas cores, musicas e decorações de Natal e cedo à curiosidade de entrar nas lojas e acabo por sair com sacos na mão e carteira mais leve.
Hoje à hora de almoço, consegui mais uma lembrança, a lista está cada vez mais curta, o que é bom sinal, uma vez que habitualmente deixo tudo para os últimos dias.
Mas voltando ao significado de Natal, por definição seria nascimento e a quadra serviria para celebrar o nascimento do menino Jesus (que já não é menino há muitos anos). Às vezes tenho a sensação que esse aspecto da quadra Natalicia é um pouco esquecida, já há muito que as prendas deixaram de ser trazidas pelo menino Jesus e o senhor da Coca-Cola, o Pai Natal, tomou o lugar.
Bom este ano, a associação "Natal = nascimento" tem ainda mais significado e posso afirmar com total certeza que por aqui e lá por casa, o Natal vai chegar mais cedo, mais propriamente 4ª feira, dia 17. Por volta das 9 da manha, a minha irmã vai dar entrada na maternidade e com certeza ao longo do dia as noticias serão as melhores e certamente no "nosso" 2º Natal deste ano, já teremos a companhia da "Maria" ou pelo menos estará já por casa.

Já não escrevo carta ao Pai Natal, nem ao menino Jesus, há imenso tempo, e este ano volto a não escrever, mas se escrevesse e ao contrário do que acontece aqui no blog, seria muito breve e pediria apenas que tudo corresse bem com a minha irma e sobrinha. Essa será a melhor prenda deste Natal.
Quanto ao resto da prendas, não há nada que de facto queira, não há nada em especial que não receba ao longo do ano e que guardem para me oferecer nesta altura. Sou um "gajo" de sorte é o que é :-)

Muito Boas festas!!!





(Imagem retirada da Internet)


Sem comentários: