domingo, 14 de dezembro de 2008

Ficam as memorias...

(Zé "Francisco" - Verão 2008)



"Memory - all alone in the moonlight.
I can smile at the old days,
I was beautiful then.
I remember the time I knew what happiness was.
Let the memory live again."

Cats - Memories


Os anos vão passar e vais deixar de querer brincar com as minhas máquinas, terás as tuas e serão com toda a certeza modelos digitais de grande qualidade, cheias de automatismos, botões e milhentas opções que ficarão esquecidas por utilizar nos menus coloridos.
Ao ritmo que a tecnologia avança, não me admira nada que em pouco tempo instalem um qualquer "chip electrónico" que registe automaticamente tudo o que os nosso olhos conseguirem ver, deixando até de existir necessidade de máquinas fotográficas...
Mas muito antes disso, as velhinhas máquinas analógicas vão ser peças esquecidas, falar em negativos e película de filme vai soar tão estranho que quase ninguém vai perceber.
E tudo isso, se calhar até bem mais cedo do que possa imaginar, atendendo que quando peço um rolo de 120mm, me torcem o nariz e dizem que não existe...
Até lá temos que tirar o máximo de fotografias que podermos, revelar o maior numero de negativos que conseguirmos e guardar tudo, bem conservado.
Teremos então as fotografias como prova, de momentos só nossos, de brincadeiras e tardes passadas de volta dos botões, da máquina do avô, que não disparavam, teremos a prova de que tirar fotografias é muito mais do que fazer disparar a máquina e que basta uma fotografia, mesmo que torta, desfocada, cheia de regras quebradas e até cores esbatidas e pálidas para o instante ficar registado para sempre.


Sem comentários: