domingo, 7 de dezembro de 2008

Save Polaroid



"A Polaroid não resistiu à era das máquinas digitais e anunciou ontem o fim das fotos instantâneas. O grupo norte-americano, que inventou as máquinas fotográficas instantâneas, pôs fim a 70 anos de história, ao anunciar já o encerramento de duas fábricas de filmes, nos Estados Unidos. O anúncio partiu de Kyle MacDonald, vice-presidente da Polaroid Corporation , em Nova Iorque, e era há muito esperado, uma vez que a empresa abandonou a produção de câmaras há mais de um ano. As unidades localizadas no México e na Holanda estão também na lista para encerrar a produção até final do ano. A medida afecta 150 trabalhadores nos Estados Unidos, um número que ilustra as dificuldades do grupo, que, ao longo dos últimos 30 anos, foi reduzindo milhares de postos de trabalho. A Polaroid pretende vender a sua tecnologia, por entender que só assim os amantes das fotos instantâneas poderão continuar a fotografar com a tecnologia desenvolvida pela Polaroid. Os stocks dos filmes da marca deverão acabar no próximo ano, advertiu Kyle MacDonald. A empresa foi criada por Edwin Land, e tornou-se mundialmente conhecida devido ao surgimento, em 1948, da primeira câmara instantânea. Após derrotar a principal concorrente, a Kodak, numa batalha de patentes, a Kodak saiu do mercado de câmaras instantâneas em 1986. Agora é a vez da Polaroid.|- L.M." in Dn

Há no entanto muitas pessoas que continuam fascinadas pelas fotografias em quadradinhos, pelas características da película, enfim, pelo gozo da fotografia instantânea sem manipulação digital. E Um pouco por todo o globo há manifestações contra o fim das "polaroid"

"Save Polaroid é um movimento que pretende conseguir a licença dos filmes instantâneos popularizados pela Polaroid, e viabilizar outros fabricantes para a produção dos filmes. O site também abriga informações sobre a história e características técnicas dos filmes e câmeras, além de ações diretas que podem ser utilizadas por qualquer pessoa, assinando petições reunidas requerendo a continuação da produção, baixando modelos de cartões postais para serem enviadas aos fabricantes e postando seus depoimentos sobre a importância da Polaroid em sua vida."

Sinceramente penso que será difícil se não mesmo impossível abrandar a escalada da era digital e preservar as "polaroids" como conhecemos, penso até que em breve, esta paragem de produção se vai estender às outras películas de fotografia, rolos de 120mm e os de 35mm dentro em breve farão apenas parte das memorias e penso mesmo que a fotografia analógica que já é uma espécie de luxo, dados os preços dos químicos, papeis de fotografia e peliculas, vai tender tender cada vez mais a ser um luxo raro e suportável apenas por cada vez menos pessoas. É pena, porque com a era digital perdeu-se muito do encanto da fotografia.
Quanto aos sites e acções, são sempre bem vindos. No site "Save Polaroids" para além das petições que se podem assinar, há também t-shirts e outro material à venda, cujos lucros revertem para a manutenção do site e novas campanhas. Mal não faz, passem por lá.




Sem comentários: