quinta-feira, 7 de maio de 2009





Hoje aproveitei o final da tarde para fazer uma coisa que há bastante tempo não fazia : ter tempo de qualidade para mim e para as minhas coisas. Aproveitando o tempo quente que se faz sentir em Braga por estes dias, que transforma os finais de dia em momentos quase perfeitos para se andar por fora das casa e assentar arrais nas várias esplanadas que vão surgindo espalhadas pela cidade, terminei a minha tarde com o ultimo álbum da Lisa Ekdahl - Give Me That Slow Knowing Smile, (e que belo álbum!!!) e comecei finalmente a ler o ultimo livro que comprei e que há pelo menos 3 semanas esperava ser lido : A câmara clara de Roland Barthes (e igualmente, que belo livro!!!).
A liberdade de não ter horários para preparar o jantar e de me poder dar ao luxo de comer quando a fome aparece e não com hora marcada, permitiu-me prolongar o final da tarde, bem até à noite e com isso ganhei ainda mais sossego, pois primeiro a esplanada e depois a estrada até casa, foi ficando sem pessoas, sem carros, sem barulho.
Ao mesmo tempo não deixei de reparar que "alguém" ler um livro numa esplanada, é ainda razão de admiração, de olhares e troca de comentários entre as pessoas que passam. Há já alguns anos, na altura que participava regularmente e muito mais activamente nos encontros de Bookcrossing, falávamos entre nós nessa falta de hábito das pessoas cá em Braga e no que algo tão banal para tantas pessoas e tão habitual em muitos sítios, era ainda motivo de comentário e de admiração: aproveitar a sombra ou o sol de uma esplanada na companhia de um livro...
Foi um bom final de dia, melhor só mesmo se tivesse trocado Braga por Viana, Povoa, Vila do conde ou Esposende, para sujar os pés na areia ou simplesmente ver o Por do sol no mar ou sentir a brisa fresca do final do dia. Mas não se consegue ter tudo :D

Sem comentários: