segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Experiencias...




(TtV - Kodak Box + CanonG9 -09)

Há potencialidades nas máquinas antigas, que com gosto, tempo e alguma sorte, se conseguem experimentar, o grão, os riscos, o "lixo" das lentes, as cores esbatidas, as formas pouco nítidas, enfim, um conjunto de imperfeições que tornam as fotografias "perfeitas" do ponto de vista da experiência. Ando com ideias de comprar uma nova máquina, uma TLR, talvez uma Kodak Duaflex, ou alguma do género, para explorar ao máximo este revivalismo que é a técnica de fotografar pelo Viewfinder de outra máquina. Estes modelos, ao contrario das Yashicas, como a minha Modelo A) no viewfinder não possuem linhas, o que torna a fotografia mais engraçada. Entretanto tenho experimentado com outro tipo de máquinas, as "máquinas em formato de caixa". Aqui estão exemplos tirados com os dois modelos que tenho cá em casa, são visíveis diferenças nos recortes do viewfinder. Enfim, é uma forma engraçada de brincar com as imagens.

2 comentários:

Mariana disse...

Quem é o bonitão com um CH de Chato na camisola, ah?

Zé Carlos disse...

De chato???? E se for de CHarmoso? ah? eu acho que ficava melhor :D

Aliás, se esse gajo fosse mais bonito, até podia aparecer mais vezes, mas assim meio desfocado, até que nem parece mau de todo, não destoa muito ;-)

Com o viewfinder assim, sujo, até ganha sinais e riscos, na fotografia original é que se nota :D

Beijo