segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Coisas dos "antigos"...

(Menhir de S. Paio de Antas - Novembro, 2008)

Um pouco por todo o Pais, podemos encontrar vestígios de povos antigos, gente que antes se passeou por este cantinho de terra, à beira mar plantado!
Certamente influenciado pelo meu pai e pelas suas conversas sobre História, não fosse professor e apaixonado por esta disciplina, desde miúdo que me lembro de procurar, visitar e conhecer locais, monumentos, vestígios, o que seja, que ainda conservam um pouco da vida dos "antigos".
Na zona Norte do Pais, é relativamente fácil encontrar esses vestígios. Um destes fins de semana, procurei e descobri um dos poucos "menires" ou "menhires", cuja existência ali na zona, tenho conhecimento, em Sampaio de Antas - Esposende.
A sinalização é clara, até certa altura e o local do "monumento" está razoavelmente tratado, arranjado, penso que falta apenas uma informação mais detalhada, data, período histórico, o que fosse, que faça referencia à historia e à origem do monumento.


Ali na zona, tenho curiosidade em ver : as mamoas de Agra das Antas, da Barraca do Taco e Soleimas, mas é algo a procurar, aliás é uma freguesia com bastantes pontos a visitar, vejam a lista, aqui.


"Menir, também denominado perafita, é um monumento pré-histórico de pedra, cravado verticalmente no solo (ortóstato), às vezes de tamanho bem elevado (megálito denominado menir). (informação da Wikipédia)


ps. (em modos de "private joke") a contar com a praia e agora com o menir, em Sampaio, não faltam "calhaus"!

2 comentários:

Mariana disse...

É de facto uma belíssima terra S. Paio de Antas, mas não necessariamente por causa dos calhaus. Nem eu sabia que existia tanta coisa para ver em S. Paio... daqui a nada sabes mais do que eu.

Zé Carlos disse...

"mas não necessariamente por causa dos calhaus" - Dizes tu ;-)

Em Sampaio há de facto várias coisas a ter em conta para fotografar, é preciso é tempo e paciência :-)

bjo