sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Doces lembranças

(Doces lembranças - Novembro, 2008)

Encontrei-as um pouco por acaso, procurava pão de forma, daquele sem côdea, um pouco mais caro, mas que fica melhor na máquina das tostas.
Achei-as diferentes, com uma nova apresentação, nova embalagem, novo nome e agora com adereços, umas raspas de cor a enfeitar o topo, sinais dos tempos, talvez!
Há tanto tempo que não as via, que não resisti a mete-las no cesto e o resto das compras foram sendo cuidadosamente colocadas no cesto, nada as podia amassar, estalar ou até partir a cobertura... isso, estava destinado desde o início a ser feito por mim.
Ao pagar, a senhora ao pegar na caixa para ler o código de barras, não resistiu a olhar-me e a sorrir, comentou qualquer coisa que não percebi, mas limitei-me a franzir a testa e a esboçar aquele sorriso meio estúpido, de quem não percebeu a piada, mas acha que se deve rir... apenas porque sim ou porque se estão também a rir.
Já em casa, depois do jantar, ultrapassado o complexo de culpa, pela substituição da maça, peguei numa, depois noutra e noutra ainda e finalmente consegui controlar-me e parar por ali.
"Bombocas", ou "Beijinhos" como agora se chamam, levaram-me à infância, às idas às compras com a minha mãe e irmã e aos dias de "festa" em que tínhamos a sorte , de ter direito a uma destas delicias. Lembro-me que demorava imenso tempo, a comer cada uma, prolongava o momento, primeiro o topo, a cobertura de chocolate, depois o recheio, morango ou baunilha, não me lembro se havia mais, depois o resto da estrutura de chocolate e por fim a bolacha que serve de base. Algo que demora menos de 10 segundos a fazer, prolongava-se por minutos... acho eu, porque esta coisa das memorias, às vezes não é bem como escrevemos.
Pequenas coisas, como uma "bomboca", um chocolate ou um rebuçado, às vezes levam-me ao passado, trazem memorias de outras coisas, de outros momentos e pessoas, também vos acontece?

6 comentários:

Belinha disse...

Adoro bombocas, principalmente as de morango... mas isso nao e novidade. lolol
Essa foto fez-me crescer água na boca! Se se vendessem aqui, ia já comprá-las.

Beijinho!

Zé Carlos disse...

Ola "loirinha", tás boa?
Quando vens a Portugal? Diz-me com tempo p/ combinarmos qq coisa, desta vez , pode ser?

Bjinho grd

Anónimo disse...

Bombocas... Verdadeiras delicias da infancia...Quando as vejo..também não lhes consigo resistir... :P

Fernanda disse...

Por cima chocolate,
por baixo bolachinha,
por dentro um recheio...
...hummmm...
coisa doce tão fofinha!
:)

Mariana disse...

Bem, parece que vou destoar aqui nos meio dos comentários elogiosos às bombocas, mas a verdade é que não as posso ver. São demasiado enjoativas para mim, muito doces, talvez demasiado perfeitas. As coisas demasiado perfeitas também enjoam.

Zé Carlos disse...

Bem, gostos não se discutem, admito que as bombocas em demasia são más, para o estômago, para a linha e de certa forma perde-se o encanto...
Mas uma de vez em quando, não faz mal a ninguém, muito pelo contrário, só faz é bem!!!
O chocolate, a bolacha, o creme... tudo numa combinação perfeita :D